terça-feira, 6 de outubro de 2015

Origami em tecido: passo a passo de porta-cartão

A técnica de origami em tecido é ensinada no Canal do Artesanato pela artesã Karen Tiemy. Vamos aprender a fazer nesta postagem um porta-cartão com essa técnica, que é parecida com o origami em papel!

A professora Karen conhece todas as dicas para deixar o trabalho bem-feito!

A principal diferença é que o tecido é um material mais delicado, porque as tramas podem se soltar, por isso você deve ter um pouco mais de cuidado na hora de dobrar. Para cortar o tecido, utilize o estilete e uma régua protetora, e não corte as estampas.

Para fazer a peça, usaremos um cartão comum (de banco, de ônibus, etc) como referência, então, não precisaremos de medidas! Vamos lá?

É fácil de fazer e fica muito bonitinho!
Lista de materiais
- Tecido estampado retangular (aprox. 12 x 16 cm – o tecido precisa ter cerca de três vezes o tamanho do cartão utilizado)
- Cola branca 500 g
- Termolina leitosa - 100 ml

Dica: se não tiver termolina leitosa, você pode fazê-la artesanalmente em casa! Misture cola branca, álcool e água para obter a solução. A quantidade de cola é de aproximadamente metade de um copo plástico, a de água, cerca de 50 ml, e a de álcool, metade do que tiver de água.

Passo a passo
  1. Com pincel chato, passe a termolina leitosa sobre todo o lado direito do tecido. Aguarde a secagem.
  2. Com o avesso do tecido para cima, posicione o cartão no centro e dobre as laterais sobre o cartão (não deve ficar muito apertado, nem muito solto).
  3. Retire o cartão, desfaça as dobras laterais e então dobre as abas verticais do tecido, de cima e de baixo, para fazer os acabamentos. Se quiser, pode passar um pouco de cola nelas para fixar.
  4. Dobre novamente as laterais, do mesmo jeito anterior, e posicione o cartão sobre a parte inferior do tecido, cobrindo o local onde ele ficará guardado. Vinque a sobra de tecido com o formato do cartão.
  5. Você deverá ter o formato do porta-cartão pronto, com excesso de tecido no topo. Dobre esse tecido para baixo, formando uma carteira. Essa sobra que foi vincada será encaixada na parte de baixo.
  6. Coloque o cartão dentro para verificar se o tamanho do porta-cartão ficou apropriado.
  7. O porta-cartão está pronto, mas você pode fixar melhor usando cola! Desdobre-o e passe a cola nas partes laterais do tecido que ficaram em contato. Cole primeiro as partes do formato do cartão, depois encaixe a sobra de tecido.
Dica: se quiser eliminar bolhas, após a peça ficar pronta, passe o ferro sobre o tecido. Só não se esqueça de retirar o cartão de dentro!

Ainda não é assinante? Cadastre-se para obter acesso a todas as aulas do Canal. O primeiro mês é grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário