quinta-feira, 9 de junho de 2016

Afinal, o que é bordado livre?

O bordado é uma das técnicas artesanais que mais possuem variações. Há pontos que só podem ser feitos em alguns tecidos, enquanto outros podem ser aplicados onde quisermos. Por conta disso, nem sempre é fácil identificar todos eles!

A técnica de bordado livre é interessante, porque, como seu próprio nome diz, permite maior liberdade ao criar os pontos, uma vez que eles poderão ser maiores ou menores, de acordo com o seu gosto pessoal. Pontos clássicos, como o ponto cruz, podem ser utilizados no bordado livre, mas há pontos que funcionam bem no bordado livre (por exemplo, o ponto corrente e o nó francês).

Toalha com pontos de bordado livre (corrente, caseado e nó francês), ensinada pela professora Leila Jacob no Canal do Artesanato.

O tecido utilizado para o bordado livre não possui tramas com fios contáveis, ou seja, não é possível bordar todos os pontos com o mesmo tamanho e distância entre si. Assim, os pontos em bordado livre devem ser criados a partir de um risco, ou apenas com uma boa noção de espaço pela bordadeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário